Umidade cai para 19% e Campinas entra em estado de alerta – Hora Campinas


O município de Campinas entrou em estado de alerta nesta sexta-feira (10), pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA), segundo boletim emitido pela defesa Civil. Às 14h40, o índice atingiu 19,1%, de acordo com o dado dado a partir da Estação Ciiagro / IAC Campinas Região Norte, responsável pela categoria.

A cidade registra forte calor nesta sexta-feira, quando um máximo deve atingir a casa dos 30 graus. O calor, no entanto, deve aumentar a partir de amanhã (11), segundo previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

No sábado, as temperaturas devem ficar entre 15 e 32ºC, com umidade relativa do mínimo em torno de 25%.

O domingo ainda deve iniciar com pouca nebulosidade e elevação rápida nas instalações. No entanto, com maior entrada de umidade pelo escoamento de norte sobre o estado, as nuvens devem se formar a partir da tarde e provocar chuvas a partir do entardecer. Há fortes indicativos da próxima semana terá chuvas recorrentes, pelo menos até a quinta-feira, prevista o Cepagri.

Alerta

O Estado de Alerta é decretado quando a umidade relativa do registro índice entre 12% e 20%.

Nesse caso, além de consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos, é preciso suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Também éhado recomendado manter os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

É sugerido ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecerá em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.



Source link

Escreva um Comentário