Turismo rural na região de Campinas: conheça o Circuito das Frutas

Por Lívia Lisboa

Certamente você já fala sobre as festas populares das frutas em cidades próximas a Campinas, como a Festa da Uva de Vinhedo e de Jundiaí, a Festa do Figo de Valinhos, e outras. A região sudeste do estado de São Paulo é repleta de cidades referências na produção de frutas do país. Criado em 2002, o Circuito das Frutas nasceu com a intenção de integrar o polo frutífero do estado.

Além de se destacarem no cultivo de frutas, as cidades do Circuito também disciplinam diversos produtos artesanais, como vinhos, geleias, doces, entre outros. O turismo rural na região vem crescendo e oferece aos visitantes uma variedade de passeios em fazendas, adegas e restaurantes típicos, cercados de belas paisagens rurais.

O Circuito das Frutas é formado por 10 cidades: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Os municípios são responsáveis ​​pelo cultivo de frutas como uva, figo, morango, pêssego, caqui, maracujá e outras, além da produção de hortaliças.

As cidades do Circuito também são líderes no índice de qualidade de vida. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2016, os quatro municípios da lista do turismo rural estão presentes nos 10 primeiros do estado de São Paulo (Louveira 1º; Itatiba 4º; Itupeva 5º; Jundiaí 7º).

Para quem busca um passeio rápido ao estilo ‘bate e volta’, segue um roteiro com dicas de locais que valem uma visita. Lembrando que é indicado sempre que entrar em contato com antecedência, especialmente neste período de pandemia em que a capacidade dos dispositivos em receber público está reduzida. Ah, e cuidados básicos como uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento continuar valendo para qualquer passeio.

Conheça mais sobre as cidades e o turismo rural da região:

Atibaia e o morango

Localizada a 70 km de Campinas e 64 km de São Paulo, Atibaia é conhecida pela produção de morangos. Com mais de 100 mil habitantes, a cidade promove anualmente duas festas: a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu (que acontece em junho e julho) e a Festa de Flores e Morangos (setembro), mas na atual pandemia, os eventos foram suspensos.

Mas assim como todas as cidades do Circuito das Frutas, possui várias opções de passeio especialmente nos fins de semana. Um delas é o Takebayashi. O local produz morangos e também é um orquidário. Um passeio ideal para uma família colher morangos sem agrotóxicos direto da plantação, no sistema de colha-pague. O agendamento da visita pode ser feito com antecedência.

Serviço:
Takebayashi – Orquidário e morangos, Atibaia
Local: Estrada Hisaichi Takebayashi, 167, Jardim Colonial – Atibaia
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Valor de entrada: adulto R $ 5; criança até 6 anos não paga; crianças de 7 a 12, R $ 2,50
Agendamentos pelo telefone: (11) 9 9182-4699

Indaiatuba e a Uva

Em Indaiatuba, destaque para a produção de uvas e produtos caseiros, como vinhos e geleias. A cidade fica a 28 km de Campinas e 98 km de São Paulo. A Festa das Frutas e Hortaliças, em períodos normais, acontece todos os anos em abril.

Para conhecer um pouco mais sobre o turismo rural da cidade de Indaiatuba, o Sítio São José é aberto aos visitantes. Além de saborear quitutes feitos no sítio, é possível visitar as plantações de frutas, orquidário e passeios a cavalo. Por conta do novo coronavírus, está sendo feito o controle da entrada de visitantes.

Serviço:
Sítio São José, Indaiatuba
Local: Estrada do Fogueteiro, s / n – Indaiatuba. Telefones: (19) 99770-1305 e (19) 3885-5355
Horário de funcionamento: fins de semana e feriados, das 8h às 16h
Entrada: gratuita

Itatiba e o caqui

Dentre as cidades pertencentes o Circuito das Frutas, Itatiba é a única cidade mais conhecida pela produção de caquis. Ela está localizada a 31 km de Campinas e 84 km de São Paulo e normalmente sedia a Festa do Caqui e Cia no mês de abril.

E se você procura experimentar frutas sem sair de casa (como uva, caqui, morango, amora) e também produtos artesanais como licores, vinhos, geleias, também existe uma possibilidade, mas para os moradores da cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Sítio São José está atendendo pelo sistema delivery no município. Mas o sítio também está aberto para visitações.

Serviço:
Sítio São José, Itatiba
Local: Rodovia Romildo Prado (Itatiba-Louveira), km 12,5 – Itatiba. Telefone: (11) 99645-4605
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 15h; domingos e feriados, das 8h às 12h
Entrada: gratuita

Itupeva e a uva

Itupeva também é famosa pela produção de uvas. Localizada a 37 km de Campinas e 73 km de São Paulo, a cidade tem cerca de 55 mil habitantes e o turismo rural é o predominante. A Expo Uva está sempre marcada no mês de dezembro.

Uma opção de passeio em família é no Sítio Sassafraz. Além de degustar da culinária rural presente no local, o sítio também trabalha com o sistema colha-pague. É possível colher frutas, legumes e verduras e pagar somente o que colheu. Visitas agendadas por telefone.

Serviço:
Sítio Sassafraz, Itupeva
Local: Via Paulo Leone, 1400, bairro Pinheirinho – Itupeva. Telefone: (11) 4496-2201
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 14h
Entrada: gratuita

Jarinu e o pêssego

Uma cidades com o menor número de habitantes da lista, cerca de 27 mil, Jarinu produz pêssego e morango. A cidade está localizada a 58 km de Campinas e 68 km de São Paulo, e duas festas anuais: Festa do Morango de Atibaia e Jarinu (em junho e julho) e Festa do Pêssego (em outubro).

Jarinu também é conhecida pelas adegas e alambiques. O Alambique Ferrara, que se encontra no Sítio São Pedro, produz cachaça e também vinhos, licores, queijos, e outros produtos artesanais.

Serviço:
Alambique Ferrara, Jarinu
Local: Estrada Municipal Ernesta Biazin Ferrara, s / nº, bairro Pinhal – Jarinu. Telefone: (11) 4016-4130
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 7h às 16h30
Entrada: gratuita

Jundiaí e a uva

Jundiaí é a cidade mais populosa do Circuito das Frutas, com mais de 400 mil habitantes. Também produtora de uvas, a cidade é a mais próxima de São Paulo (58 km) e a 39 km de Campinas. No mês de janeiro é a sede da tradicional Festa da Uva e Expo Vinhos.

São várias opções de passeios rurais na cidade. Uma delas é a famosa Adega Maziero, que produz vinhos artesanais desde 1954. Os vinhos obtidos na adega já foram servidos para dois papas: o Papa Bento XVI, quando celebrou a missa no Brasil em 2007, e em 2013 foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil.

Destaque ainda para a Adega Brunholi, que também possui um restaurante e uma mini fazenda; o restaurante Spiandorello, que está localizado em uma área que possui bosque em volta do lago, mesas internas e externas, um lugar que vale o passeio em família, com comidinha caseira, e a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, com o restaurante Dona Maria Helena; e uma Adega Juca Galvão. Além de vinhos artesanais, também é possível passear entre as parreiras e colher frutas no sistema colha-pague.

Serviço:
Adega Maziero, Jundiaí
Local: Av. Maria Negrini Negro, 2051, Jundiaí. Telefone: (11) 4584-1810
Horário de funcionamento: segunda-feira, sábado, das 9h às 18h; domingo, das 9h às 13h
Entrada: gratuita

Adega Juca Galvão, Jundiaí
Local: Travessa Antonio Spiandorello, 215, bairro Roseira – Jundiaí. Telefone: (11) 4584-4782
Horário de funcionamento: final de semana, das 8h às 17h

Louveira e a uva

Louveira também possui diversas fazendas frutíferas voltadas para a produção de uvas. Com mais de 40 mil moradores, está localizada a 27 km de Campinas e 71 km de São Paulo. Em maio promove Festa da Uva e Expo Caqui.

E para quem procura por vinhos e produtos que vem da uva, uma opção de passeio é na Vinícola Micheletto. A loja com produtos produzidos artesanalmente fica aberta diariamente, mas também há opções de passeio com visitas monitoradas, que são feitas depois de agendadas.

Serviço:
Vinhos Micheletto, Louveira
Local: Estrada Teresa Biseto Cestarolli, s / n – Louveira. Telefones: (19) 99461-5802; (19) 99624-3663; (19) 99732-5953
Horário de funcionamento: segunda-feira, sábado, das 9h às 18h; domingos, das 9h às 14h

Morungaba e o maracujá

Com cerca de 12 mil habitantes, Morungaba é a menor cidade do Circuito. A fruta mais cultivada na região é o maracujá. Está localizada a 42 km de Campinas e 107 km de São Paulo.

Os tradicionais doces de Morungaba são vendidos em várias partes do estado de São Paulo e talvez você já tenha ouvido falar. A fábrica e loja dos Doces David é localizada na cidade e vale a visita.

Serviço:
Doces David, Morungaba
Local: Rua Araujo Campos, 533, Centro – Morungaba. Telefone: (11) 4014 7597
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 18h

Valinhos e o figo

A cidade mais próxima de Campinas (10 km), e está a 85 km de São Paulo. A fruta mais cultivada é o figo, mas a cidade também é conhecida pela produção de goiabas. Todo mês de janeiro promove a Festa do Figo, famosa na região.

Uma opção para passeio na cidade de Valinhos é a visita monitorada do Sítio Kusakariba. É possível conhecer mais sobre a produção de goiabas e também de ciriguelas, além de poder experimentar produtos adicionados pelo próprio sítio com o café da manhã ou almoço na toça. As visitas são feitas somente com agendamento prévio por telefone.

Outra dica na cidade é uma Adega Tio Mário. Além de 13 tipos de vinhos diferentes disponíveis para degustação, também há mais 30 de licores e sucos de uva e também doces caseiros. A paisagem do local também conta com diversas plantações de frutas, entre elas uva, goiaba e figo, para o visitante conhecer.

Serviço:
Sítio Kusakariba, Valinhos
Local: Estrada Luis de Queirós Guimarães, km 2,7, bairro Macuco – Valinhos. Telefone: (19) 99204-2300
Entada: mediante agendamento por telefone. Consulte valores

Adega Tio Mário, Valinhos
Local: Estrada Luiz de Queiroz Guimarães, km 7,5 – Valinhos. Telefone: (19) 3881-1319
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h
Entrada: gratuita

Vinhedo e a uva

Vinhedo é muito conhecida também pelo cultivo de uvas. A 22 km de Campinas e 76 km de São Paulo, no mês de fevereiro promove uma badalada Festa da Uva e Festa do Vinho.

Com o cultivo de uvas, Vinhedo também tem diversas opções de passeios em adegas. Uma opção de visita monitorada apenas para grupos é pela Adega Família Ferragut, onde se pode conhecer mais sobre a produção do vinho, caminhar entre parreiras e fazer degustação de produtos (sucos de uva e vinhos). As visitas precisam ser agendadas anteriormente, com grupos acima de 10 pessoas.

Serviço:
Adega Família Ferragut, Vinhedo
Local: Av. Rosa Zanetti Ferragut, 499, Jd. Primavera – Vinhedo. Telefones (19) 3876.3108 e (19) 99764.8190
Horário de funcionamento: segunda-feira, sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 14h
Valores: consulte no local

Foto: Sítio São José – Itatiba (acervo) / divulgação

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button