queda de mortes e incêndio em Jaguariúna – Hora Campinas


JULHO

O início do mês começou mostrando os resultados do avanço da vacinação com redução de mortes e ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) em queda. No dia 2, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que o número de óbitos por Covid-19 atingiu o mesmo nível de 9 de março de 2021.

O Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS) – que é integrado por 42 municípios – registrou queda diminuída na média móvel de mortes pela doença, entre o mês de abril – que é considerado o topo da pandemia este ano – em comparação com os números registrados no final de julho. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, um médio móvel de mortes caiu 67% entre o dia 1º de abril e o registrado no dia 30 de julho

Auxílio emergencial

No dia 5, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto prorrogando por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial. Com isso, o benefício, que terminaria em julho, foi estendido até outubro.

CPI da Pandemia

No primeiro dia do mês, foi realizada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia mútua o militar militar e vendedor autônomo Luiz Paulo Dominguetti. Ele foi convocado após conceder uma entrevista em que disse ter pedido uma proposta de propina para fechar contrato de compra de vacina contra a Covid-19, com o Ministério da Saúde. A proposta, segundo Dominguetti, era de US $ 1 pela venda de cada uma das 400 milhões de doses da vacina Oxford / AstraZeneca. No dia 15, foi a vez do representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, Cristiano Carvalho, citado por Dominguetti, prestar depoimento à CPI. Ele disse que foi procurado pelo então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, para tratar da compra de vacinas.

No dia 7, Dias foi ouvido CPI e negou as acusações de defesa por Dominguetti. O ex-diretor, no entanto, confirmou que ela vai e-mail da empresa que ofereceu a vacina indiana Covaxin. Porém, áudios vazados pela imprensa que mostravam uma conversa de Dominguetti com outra pessoa – na qual ele confirma o encontro com Dias no dia 25, quando ambos estiveram juntos no restaurante – levaram o presidente da CPI, Omar Aziz, um acusar Dias de perjúrio e prendê-lo por esse motivo. O ex-diretor só foi liberado somente no fim do dia mediante pagamento de fiança de R $ 1,1 mil.

Sessão da CPI do Senado Federal, presidida por Omar Aziz Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Assassinato no Haiti

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi brutalmente assassinado no dia 7. Depois disso, o país presenciou uma escalada da violência.

Labaredas altas e perigosas na mata próxima ao Rio Jaguari: proximidade de casas no bairro deixado moradores aflitos Foto: Marcelo Pereira / Hora Campinas

AGOSTO

Um incêndio de grandes proporções devastou uma área de mata nativa entre a quinta-feira (26) e esta sexta-feira (27). O fogo assustou os moradores e gerou momentos de tensão de quem mora nas escolher dos focos. O recebimento era de que as chamas alcançassem o trecho residencial. “Nunca tínhamos presenciado algo nessas dimensões”, lamentou Fernanda Tesche, diretora da Defesa Civil de Jaguariúna. A devastação foi geral: ela atingiu uma mata nativa que circunda a AmBev e uma unidade da Motorola, além de pastagens das fazendas do entorno. O local é conhecido como mata da Fazenda Santa Úrsula ou Mata do Celso. Não houve relatos de feridos.

Morte de Meira

No dia 12, o ator Tarcísio Meira morreu, aos 86 anos, vítima de Covid-19. O artista chegou a ser intubado na UTI, mas não resistiu. A mulher dele, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também foi hospitalizada, mas teve alta dias depois.

Tarcísio Meira era um ator icônico, rosto marcante da teledramaturgia: despedidas de artistas se tornam populares na pandemia Fotos: Arquivo

Voto impresso auditável

Agosto foi o ápice do debate acerca do voto auditável. No dia 1º, atos ocorreram em várias cidades, principalmente nas capitais, solicitando o voto impresso nas modificações de 2022. No dia 10, o plenário da Câmara rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que tornaria obrigatório o voto impresso. Foram 229 votos favoráveis ​​e 218 contrários. Para que fosse aprovada, um PEC necessário de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação.

Talibã reassume controle do Afeganistão

Cerca de 15 dias antes da data anunciada pelo presidente americano, Joe Biden, para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, os talibãs retomaram, no dia 15, o controle da capital do país, Cabul. O movimento extremista voltou ao poder depois de 20 anos e, antes de Cabul, já tinha retomado o controle de outras importantes cidades afegãs.

No dia seguinte, o aeroporto de Cabul viveu um verdadeiro cenário de horror: desesperados, milhares de civis tentaram escapar nos voos que retirariam militares americanos do país. Vários chegaram a um cair da aeronave em decolagem.

Países dizem que recebeu garantias do Talibã. Foto: Flickr

SETEMBRO

O mês de setembro veio carregado de esperanças trazidas com o avanço da vacinação e queda dos óbitos por Covid-19. No dia 3, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que as mortes pela doença estavam em queda havia dez semanas seguidas e chegaram à média diária de 670. No ápice da pandemia, em abril, esse número era de 3 mil.

Pela segunda vez na semana, Campinas atinge o menor número de pacientes internados em UTIs Covid de 2021. Depois de alcançar a melhor marca do ano na segunda-feira (27), quando 137 pessoas ocupavam leitos de unidade de terapia, nesta quarta-feira (29), o número caiu para 134. O município, segundo o boletim divulgado pela Prefeitura, dispõe de 206 vagas de UTI exclusivas para Covid-19 e 72 delas estão livres nas redes municipal, estadual e particular.

Tensão política

No dia da Independência do Brasil, o presidente Bolsonaro participou de atos pró-governo e fez críticas a opositores. No mesmo dia, foram colhidas em várias cidades manifestações contrárias ao presidente. Tanto o presidente do Supremo, Luiz Fux, quanto o do TSE, Luís Roberto Barroso, rebateram declarações de Bolsonaro. Diante da situação, o presidente disse que não teve a intenção de agredir outros Poderes e divulgou nota oficial sobre o assunto. O episódio gerou tensão política e um caso de golpe em curso. O ambiente de esgar arrefecimentoeceu.



Source link

Escreva um Comentário