Programação virtual encerra o Mês de Carlos Gomes – Hora Campinas


O Mês Carlos Gomes termina a programação com palestra, entrevista e homenagem, eventos agendados para a partir desta segunda-feira (27), até quinta-feira (30). O encerramento será marcado por uma ao vivo, no dia 30, às 19h30, com a participação da secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli; do diretor de Turismo, Eros Vizel, e do maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro, com mediação do presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Alcides Ladislau Acosta.

A ao vivo será transmitida pelo Canal no Youtube Cultura Abraça Campinas. A programação ano está sendo realizada virtualmente por desta pandemia.

O Mês Carlos Gomes é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. As homenagens desenhadas com a Semana Carlos Gomes, instituída em Campinas pela Lei Municipal Nº9.152, de 1996, na semana que antecedeu o 16 de setembro, dia em que o maestro faleceu, em 1896.

No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e dar visibilidade ao vasto material devido pelo compositor campineiro, uma comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela Lei Municipal nº 14.909, de 2014.

Sobre Carlos Gomes

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém (PA), em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, fixando-se em Milão, na Itália, onde se diplomou.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, uma obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Programação Quinta Semana “Mês Carlos Gomes”

27/09 – Segunda-feira

17h45 – Academia Campinense de Letras

Entrevista com Regina Márcia Moura Tavares e Jorge Alves de Lima – entrevistado por J.Silva

Rádio Educativa FM 101,9

19h – Homenagem Monumento Túmulo – evento realizado em 16/09/2021

Canal Cultura Abraça Campinas

28/09 – terça-feira

19h – Palestra do Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Graduado em Música pela USC-Bauru e Doutorado em Música pela Unicamp, é professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música do IA – Unicamp Atua como docente e pesquisador na área da musicologia. Colaborador do Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas.

Canal Cultura Abraça Campinas

29/09 – quarta-feira

19h – Homenagem à soprano Tanque Niza de Castro – por João Gabriel Bertolini

Canal Cultura Abraça Campinas

30/09 – quinta-feira

19h30 / 20h30 – Live de encerramento com manifestações de Alexandra Caprioli – Secretária de Cultura e Turismo, Eros de Marconsini e Vizel – Diretor de Turismo, Victor Hugo Toro – Maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com mediação de Alcides Ladislau Acosta

Canal Cultura Abraça Campinas



Source link

Escreva um Comentário