Pesquisa de preços para Dia das Crianças escolha variação de até 233% em brinquedos, diz Procon Campinas | Campinas e Região


O Procon de Campinas (SP) fez um levantamento de preços de presentes com foco no Dia das Crianças e constatou uma variação de até 233,46% nos valores de brinquedos e outros itens infantis. A análise considera lojas físicas e online, e foi feita entre os dias 23 e 30 de setembro.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o estudo, publicado nesta segunda-feira (4) no site, coletou preços de 47 itens em cinco lojas virtuais e 34 produtos em seis lojas físicas, onde foi encontrada a maior variação.

A verificação foi feita pela marca do produto. Bonecas, jogos, carrinhos, brinquedos de montar e encaixar, bicicleta, patins, skate, bola, chuteira e brinquedos de bebês são alguns dos itens citados na pesquisa. A referência para os consumidores se dá pelos preços médios buscados. Veja o relatório na íntegra aqui.

Maiores variações de preços para Dia das Crianças

  • Online: considerado o menor valor à vista, sem adição de fretes e outras despesas
    Chuteira infantil: 228,07%
    Jogo de dominó clássico: 108,72%
  • Física:
    Brinquedo lançador: 225%
    Mordedor / Chocalho: 233,46%

"Os brinquedos devem ter informações claras, precisas e rápido sobre o preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do Inmetro. Caso o brinquedo apresente algum risco – como conter peças pequenas que quando ser engolidas pelas crianças – o dado também deve constar no produto, que deve trazer, ainda, instruções de uso, manuseio e quais são as peças que compõem a peça ", orienta o órgão municipal.

O Procon incentiva o consumidor a pesquisar preços antes da compra, e considerar as condições para entrega, no caso de compras online. O serviço também alerta a população sobre a importância de seguir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, tanto no momento de compras, quanto para atividades lúdicas fora de casa.

VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas



Source link

Escreva um Comentário