morte de Marília Mendonça e auge da vacinação em Campinas – Hora Campinas


OUTUBRO

O Brasil atingiu, no dia 8 de outubro, a marca de 600 mil vidas perdidas para a Covid-19. Porém, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou a desaceleração dos casos e mortes causadas pela doença. Logo no dia 1º, estudo mostrou redução nos números absolutos de óbitos de 42,6% e de internações de 27,7%.

No dia 19, foi anunciado que, seis meses após o registro da maior média móvel de mortes durante a pandemia, verificado em 19 de abril, em outubro a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumulava desde junho.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado foi finalizada no fim do mês, mais precisamente no dia 26. O documento final, elaborado pelo relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), continha 1.299 páginas e pedia o indiciamento de 78 pessoas, entre elas o presidente da República, Jair Bolsonaro.

NOVEMBRO

No dia 5 deste mês o Brasil foi surpreendido pela morte da cantora sertaneja, Marília Mendonça. Ela e sua equipe foram causadas por um acidente aéreo. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga (MG) com cinco pessoas. Antes de cair, um colidiu aeronave com a fiação elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica, foi acionado para investigar as causas do acidente. No sábado (6) foi realizado o velório da cantora, que contou com a presença de cerca de cem mil pessoas. O sepultamento ocorreu no fim da tarde do mesmo dia e foi apenas para familiares. Marília fez um único show em Campinas em sua carreira. Foi no mês de outubro no Royal Palm Plaza.

O avião que levava à cantora caiu na última sexta-feira, em Caratinga. Foto: Divulgação

DEZEMBRO

O Brasil iniciou o mês de dezembro com 90% da população tendo tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a porcentagem de pessoas com o esquema vacinal completo chegou a 79,03%, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Em Campinas, com o sucesso do programa de vacinação em massa, esse índice atingiu praticamente 95% das pessoas imunizadas com as duas doses.

A vacinação neste sábado é para todos os grupos e tipos de dose. Foto: Leandro Ferreira / Hora Campinas

Boate Kiss

Quase nove anos depois do incêndio do Boate Kiss, ocorrido em Santa Maria e que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, teve início o julgamento dos acusados ​​do incidente. Após 10 dias de julgamento como penas para os réus foram de 18 a 22 anos de prisão.

Julgamento dos réus do caso do Boate Kiss Foto: Juliano Verardi / IMPRENSA TJ-RS

Chuvas na Bahia

Os estados da Bahia e Minas Gerais foram causados ​​das fortes chuvas provocadas pelo fenômeno La Niña. No dia 19, ao menos 14 pessoas já tinha morrido e 276 estavam feridas em função de enxurradas, alagamentos e deslizamentos que já afetaram mais de 299 mil pessoas. No dia 25, o Sul da Bahia tinha 4,2 mil desabrigados por causa das chuvas. O até agora indica 25 mortos, mais balanço de mil municípios atingidos e prejuízo superior em R $ 1,3 bilhão. O governador Rui Costa (PT) classificou a tragédia como a maior da história do estado baiano. Ele atacou o presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele tem “desprezo pela vida” ao curtir férias no Sul do País enquanto segue o sofrimento das famílias baianas.



Source link

Escreva um Comentário