Grupo de Contingência: colegiado agiliza a tomada de decisão sem enfrentar os efeitos da seca

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo. A Desentupidora, Faz Serviços de Vídeo Inspeção em Tubulações de Esgoto, Água Pluvial, etc. Oferece a seus clientes nas mais diversas áreas de Desentupimento de Esgoto e limpeza de Fossa, possuímos e trabalhamos sempre com os melhores e mais modernos equipamentos.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Desentupidora campinas

20 de dezembro de 2019 – 14:33
#cogerh # convivência com a seca #grupo de contigência #recursos hídricos #SRH

Reuniões permanentes via aplicativo de mensagens fazem a diferença na implementação de ações de respostas por parte do Estado que já é indicado por especialistas como a maior seca da história do Ceará

Foi no início de 2015, sem contexto de agravamento dos efeitos da estiagem, bem como da ampliação deles para as áreas mais povoadas do interior do Ceará, que surgiram ou o Grupo de Contingência. Um rigor, uma equipe de técnicos que se reúne em torno de assuntos pontuais após o fornecimento passou a encontrar sistematicamente em sextas-feiras, anabolizado por novos atores. O ambiente para a realização das reuniões revela a importância dada ao tema, o Palácio da Abolição. Ali, nos últimos cinco anos, os encontros semânticos são reduzidos como tomadas de decisões, faça chuva ou faça sol.

Com urgência das demandas, uma reunião semanal tornou-se insuficiente. Iniciado-se, então processo de reunião permanente, via aplicativo de mensagens: 24 horas de atenção e registradas. Nascia, assim, o Grupo de Contingência. “A reunião permanente via aplicativo de celular garante maior tempestividade às decisões. E, para além disso, motivar ainda mais uma equipe ”, disponível pelo secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Participe do Grupo de Contingência – tanto virtual quanto formal, quanto a vários secretários de Estado das massas que mantêm interface com soluções hídricas, chefes de órgãos e autarquias e uma Casa Civil. O próprio governador Camilo Santana se reúne com parte da equipe sistematicamente. “A integração de toda essa massa crítica é garantida com agilidade nas respostas e análises de soluções aplicadas até inusitadas, mas que, diante da emergência, terminadas por mostrar princípios básicos”, supervisionadas pelo presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias.

Uma das primeiras medidas adotadas no escopo do Grupo de Contingência foi a intensificação do programa de Adutores de Montagem Rápida (AMRs). Esse tipo de empresa, mostrou o meio mais eficiente para restabelecer o serviço de abastecimento de água das estações municipais, ao mesmo tempo em que era a forma mais eficiente de aproveitar o restante de água de alguns reservatórios mais resilientes à seca. No governo atual, mais de 400 milhas de AMRs já foram entregues na população de diversos municípios.

A agilidade desse equipamento permite uma montagem em tempo gravado. Os instrutores que, na forma convencional, levariam até um ano para serem construídos, ficarão prontos e entraram em operação em três ou quatro meses. Para além disso, uma tubulação de uma AMR é facilmente realocada para o atendimento de outra situação emergencial. São comuns os casos em que uma empresa adutora deixa de funcionar, seja porque o sistema convencional voltou a operar após uma quadra chuvosa, seja por colapso mesmo no gerenciamento de captação.

Dessa forma, ao contrário dos adutores aplicáveis, mais caras e menos afetados no processo construtivo, como Adutores de Montagem Rápida (AMRs) fornece respostas tempestivas em importantes municípios que utilizam sistemas de abastecimento entrados em colapso. Destacam-se Quixeramobim, no Sertão Central e Crateús, no Sertão de Crateús. São mais de 200 milhas de extensão nos dois equipamentos que abastecem mais de 150 mil pessoas.

Poços

“Qualquer bom estagiário do terceiro ano de geologia sabe que o solo dos nossos serviços é pobre na água subterrânea. Além de pouca quantidade, costuma ter qualidade comprometida nas funções altas altas, incluindo o superintendente de Sohidra, Yuri Castro. Esse era mais um paradigma a ser quebrado. Foi com certeza que a água é ruim e não existe, que o Grupo de Contingência, respaldado pelo governador Camilo Santana, participou do desenvolvimento do maior programa de construção de poços já visto no Ceará. São quase 7,5 mil poços.

O governo do Ceará já é responsável por mais de 50% do total de poços construídos nos 30 anos de superintendência de obras hidráulicas do Ceará (Sohidra), um dos órgãos vinculados à Secretaria de Recursos Hídricos e responsável pelas peças hidráulicas no Estado . Dessa forma, as cidades inteiras são hoje abastecidas com água subterrânea. Se o poço apresentar baixa vazão, instale o chafariz. Não há água perdida.

Um único município – Boa Viagem, no estado central do estado – já recebeu mais de 300 pontos na busca incessante pelo mínimo de vazamento que garanta ou abastece seu povo. Em outro caso, Pedra Branca, na mesma área geográfica do Ceará, uma das mais castigadas pela cidade, em virtude das baixas vazões detectadas nos poços construídos, uma rede adensada de chafarizes foi montada na malha urbana. Dessa forma, se não houver água na torneira, o cidadão encontrará algumas etapas da porta da casa. Toda água se aproveita.

Capital

Esse esforço na busca pelo aumento da segurança hídrica no interior do Estado, tem investimentos correspondentes ainda mais altos para manter Fortaleza e Região Metropolitana dentro da normalidade em termos de fornecimento nesses longos anos de estiagem. Obras, medidas de redução de redução, busca por novas fontes hídricas e campanhas de convencimento são ancoradas pela aplicação de Tarifa de Contingência, por meio de qual usuário de água tratada é sujeito a multa se não reduzir seu consumo médio.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), tem desdobrado para reduzir as perdas por vazamentos na distribuição de água. Uma campanha foi implementada para regularizar como ligações clandestinas. A água da lavagem dos filtros de uma estação de tratamento passou a ser reaproveitada. A Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh) passou a exercer com ainda mais rigor, o controle de oferta e demanda, literalmente, a usar um Cagece para fazer mais com menos.

O esforço conjunto do Sistema Hídrico também voltou a causar novas fontes de água. Estudos realizados pela Cogerh direcionam para grandes áreas de mananciais de água subterrânea no complexo dunar no oeste de Fortaleza – entre Caucaia e Paracuru. Testes comprovados ou potenciais. Uma bateria de poços foi construída na área de Pecém para aproximadamente 200 litros de água por segundo.

Outra bateria de poços foi construída na região de Taíba / Siupé, também no litoral oeste para armazenar mais de 200 litros / s. Essa água, além de ser distribuída para indústrias da região, abastece comunidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. O complexo Cauípe (açúcar e lagoa) também deve aumentar incrivelmente a “água nova” nessa região. Todo esse esforço, alivia a pressão sobre os reservatórios que atualmente abastecem a Região Metropolitana, liberando mais água para abastecimento humano.

Inovação

A captação de água no subsolo dos rios secos e açudes remonta a tempos imemoriais. Há séculos ou sertanejo busca água de bebida nos aluviões durante os períodos de escassez. No entanto, uma construção de uma rede de poços dentro de um leito seco de uma barragem, ou uma utilização de ponteiras, uma construção civil para rebaixamento de lençol freático, usado pela última água do setor financeiro, foi uma solução inovadora em vários casos nos casos cearenses .

Ao olhar para novo, o governador Camilo Santana determinou o início de um processo que culminará na primeira utilização de dessalinização para abastecimento de uma capital brasileira. O edital já foi lançado pela Cagece e pretende, iniciado, produzir um metro cúbico por segundo de água. Uma semente do efluente de esgoto também já foi plantada e promete manter a vanguarda do Ceará quando trata de Recursos Hídricos.

O setor produtivo cearense também dá sinais que apontam para o novo. Compreendendo a gravidade da situação, produzindo soluções para cálculos em inovação e tecnologia. No campo, uma irrigação localizada, mais eficiente e menos perdida em termos hídricos, passou a ser adotada de forma mais intensa. Plantas mais adaptadas Passadas a ser cultivadas, seja na fruticultura, seja na produção de forragem para gado leiteiro. Em vez de bananas, batata-doce e mandioca; no lugar do capim ou do sorgo, palma forrageira. Mais produção, menos água. Empregos preservados no campo.

Criadores de camarão e peixes – notadamente em tilápia – com exaustão de mananciais superficiais, Riscos a adotar novas tecnologias, como a recirculação de água, que agora provém de poços, não mais dos açudes. O cearense se reinventa. Provar.

E assim, como José matou a fome do povo durante uma grande seca porque preparava o Egito, o Ceará vai resistir por muito tempo porque aprendeu a preparar-se. Você deve manter-se aberto ao novo.

“A maior seca já registrada na história do Ceará fornece um paradoxo ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos: ao tempo em que nos fragilizamos, nos fortalecemos. Por muito que foi feito ao longo da história, o Estado entendeu-se preparado para os ciclos de escassez. E, de fato, este é o preparo revelado de várias formas e em várias situações. Mas, uma inclinação da quadra de seca atual – que, em regiões como os Sertões de Críticos já chega aos 10 anos -, mostra que novos rumos devem ser adotados. Paradigmas precisam ser quebrados. Quando assume a Secretaria dos Recursos Hídricos, o Ceará entra no seu quarto ano de seca. Os efeitos mais severos da estiagem, há muito restritos às populações agrícolas difusas e aos pequenos distritos, chegando às sedes municipais. Sedes que abrigam cerca de 80% da população cearense. O governador Camilo Santana, de pronto, nos determinou a elaboração do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido. Naquele momento, integram-se definitivamente como ações, dando caráter interinstitucional ao enfrentar os efeitos da seca sobre a população. ”

Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos

Leia Mais

Servidores da Pefoce fabricam seus próprios insumos de trabalho e geram mais de 98% de economia para os cofres do Estado

Projeto desenvolvido em batalhão pela PM ajuda com autoestima, hábitos alimentares e novas amizades

Maior rede pública do Brasil, o Cinturão Digital gera empregos e serviços para mais de 90% da população urbana cearense

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Desentupimento de esgoto em Campinas

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

A Empresa de  DESENTUPIDORA EM CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador. Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas


Source link

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button