Grupo de Campinas cria jogo para explicar o aquecimento global e vai à final de concurso da Nasa | Campinas e Região


Um grupo de universitários de Campinas (SP) está no final de um concurso da Agência Espacial Americana (Nasa) por ter desenvolvido uma ferramenta que alerta a população sobre o calor e o calor global. O anúncio do vencedor será no dia 10 de dezembro e como a equipe campeã terá a oportunidade de ir aos Estados Unidos assistir ao lançamento de um foguete.

No total, 4,5 mil grupos se inscreveram para realizar 28 desafios diferentes da Nasa e a equipe foi a única no Brasil a chegar à final. O grupo especializada um site que oferece orientações sobre como as pessoas devem se comportar em dias mais quentes e também criou um jogo que explica o aquecimento global em uma linguagem simples.

"Qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar. Ele mostra decisões que você pode fazer no seu dia a dia que pode interferir no aquecimento global, como andar de carro ou andar de ônibus, comer mais carne ou comer produtos menos industrializados", disse a estudante Thassia Gonke, uma das responsáveis ​​pelo projeto.

Estudantes de Campinas disputam final do concurso da Nasa – Foto: Reprodução / EPTV

Ao final do jogo, o participante vai poder escolher entre dois destinos: um mundo preservado ou um universo destruído por práticas que degradam o meio ambiente. "Montamos o time da última hora, todo mundo já tinha uma ideia e a gente ainda não, mas deu certo, tivemos uma sincronia muito boa no time", completou Thassia.

O grupo foi formado por estudantes da Unicamp e outras universidades públicas, das áreas de geologia, ciências da ciência e ciências agronômicas. Segundo o estudante Gabriel Pelizari, uma interdisciplinaridade do projeto foi um dos grandes segredos dele ter sido bem sucedido.

"É muito bom trabalhar com pessoas de áreas que não é a nossos porque eles têm conhecimento que a gente não tem. Nosso projeto é muito completo e precisa de muitas áreas. Precisamos fazer coisa na área de programação, de ciências da terra. Eu pude. explicar melhor sobre o aquecimento global ", explicou.

Site desenvolvido por estudantes de Campinas alerta sobre o aquecimento global – Foto: Reprodução / EPTV

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região



Source link

Escreva um Comentário