Estudo de ligação sobre trilhos entre Viracopos e Campinas deve ser entregue na próxima semana


Torre de Controle Aeroporto Internacional de Viracopos
Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Viracopos


Após o lançamento, em abril de 2021, do edital de chamamento público para que empresas e consórcios apresentam estudos para implantação de um modal ferroviário urbano, de 18 milhas, entre o Pátio Ferroviário de Campinas (SP), no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, o estudo deve ser apresentado à Prefeitura da cidade na próxima semana.

Segundo o Correio Popular, o próximo sábado, dia 15 de janeiro de 2022, é o momento em que deve ser conhecido o resultado da avaliação de um projeto que há décadas se deseja, mas que nunca se concretizou.

Em estudos, a Prefeitura de Campinas, a Prefeitura de Campinas, iriam, como empresas, realizar a modelagem, apresentar preparatórios que iriam subsidiar a empresa de uma concessão para implantação e operação do futuroramal.

“É o primeiro passo de um projeto importante para a Região Metropolitana de Campinas, que fará a ligação, por meio de modal da região ferroviária, do Centro da cidade do Campo Belo e ao Aeroporto Internacional de Viracopos”, disse o prefeito Dário Saadi naquela região ocasional.

Segundo o secretário de Transportes, a Vinícici Riverete, os estudos estudados irão indicar se o modelo mais viável será de parceria público-privada (PPP) ou concessão. “Queremos diversificar as opções de transporte coletivo na cidade, usando modelos de negócios viáveis ​​para o cidadão, o setor privado e o governo”, afirmou.


O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) no ano passado ocorreu após a empresa chinesa BYD, através de sua contratada no Brasil, propor a realização de Campinas o Ramal com o SkyShuttle, primeiro veículo elétrico de 100% roda de borracha, que percorreu uma pista elevada, com sistema de condução automático.

Para relembrar mais detalhes sobre o projeto, incluindo o vídeo demonstrativo do SkyShuttle, que publicamos em abril passado, clique aqui para acessar.



Source link

Escreva um Comentário