Com destaque para setor de serviços, Campinas cria 1,6 mil vagas de emprego em setembro | Campinas e Região


Campinas (SP) fechou o mês de setembro com criação de 1.619 vagas de emprego formal, menor resultado para um mês em 2021 desde abril (veja gráfico abaixo), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo governo federal nesta terça-feira (26). A maior fatia das contratações ocorre no setor de serviços, com destaque para serviços de alimentação e de locação de mão de obra temporária.

Na avaliação da economista Eliane Navarro Rosandiski, do Observatório PUC-Campinas, a abertura de vagas no setor relacionado com o momento atual da pandemia da Covid-19, com maios atividade de serviços impactados na pandemia, e que voltam a receber demanda adiantada aumento da cobertura vacinal e diminuição de casos e internações.

Os números do Caged mostram o saldo de 349 contratações em restaurantes e outros serviços de alimentação, e 123 vagas transformadas em serviços de bufê e comida preparada. Já no setor de mão de obra terceirizada, foram mais 250 postos abertos no mês.

No entanto, quando analisado indústria e comércio, os sinais são de já absorveram a mão de obra necessária para a demanda atual, e entram em sinal de espera de como a economia reage anterior do cenário de aumento de dólar e custos de produção, falta de componentes e arquivos de custos.

Saldo de vagas por setor em Campinas – setembro de 2021

  • Indústria: -28
  • Agropecuária: -4
  • Comércio: 86
  • Construção: 134
  • Serviços: 1.431

"A indústria, de certa forma, já contratou o que precisa para as vendas no Natal, não deve ter um grande volume de contratação, até pelo tempo de produção. trabalhador. Não adianta o empregador encontrar mão de obra barata, ele precisa ter o consumidor. Se usar o tempo todo a estratégia de baixar preços, acaba dando um tiro no pé ", pontua a economista.

Ainda segundo Eliane Rosandiski, a recomposição de dados observados nos serviços tem um percentual de contratos firmados, o que faz parte da lógica do setor, o que também influencia no impacto na economia, já que não se trata de uma massa salarial consistente.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região



Source link

Escreva um Comentário