Clássico Airbus A300 venezuelano volta a Manaus (AM) e Campinas (SP) amanhã


Imagem: Transcarga

Mais uma operação cargueira de um modelo clássico Airbus A300 está programada para ocorrer nas cidades de Manaus, no Amazonas, e Campinas, em São Paulo, nesta segunda-feira, dia 1º de novembro.

O avião da variante A300B4-200F, operado pela companhia aérea venezuelana Transcarga International Airways, é um modelo não mais visto em operações regulares no Brasil há muito tempo, mas que tem voos feitos sob demanda com certa frequência ao nosso país nos últimos tempos. O motivo é a alta no transporte aéreo cargueiro que se verifica atualmente no mundo todo, gerando falta de aviões para o movimento internacional de cargas.

Segundo a aprovação de voo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a previsão (todos os anunciados são de Brasília) é de que o Airbus A300 decole de Bogotá (Colômbia) às 10h00 de segunda-feira, 1º de novembro, voe para Maiquetía / Caracas (Venezuela), e depois parta de lá às 14h00 com destino a Manaus no voo TIW-1529, pousando às 16h00.

Depois, uma decolagem da capital do Amazonas está programada para as 18h00 no voo TIW-1530, que pousará no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 21h05.

O clássico A300 então ficará em solo até à manhã seguinte, dia 2 de novembro, decolando às 08h00 com destino a Bogotá, no mesmo voo TIW-1530. Todos os horários são, podendo mudar a critério da companhia aérea.

Segundo pessoas próximas à operação informaram ao AEROIN, a vinda do jato venezuelano será para trazer carga de fungicida ao Brasil, da mesma forma que já ocorreu em voos anteriores do mesmo A300 entre estas cidades.

A aeronave utilizada pela Transcarga para o voo mais recente ao Brasil foi a registrada sob a matrícula YV562T, um exemplar fabricado em 1983 e com a antiga pintura branca da empresa. Porém, este jato está parado na Cidade do México há 15 dias, possivelmente passando por manutenção, enquanto o outro A300 da companhia, fabricado no mesmo ano, mas com matrícula YV560T e pintura cinza (que ilustra esta matéria), tem diversos voos nos últimos dias, portanto, possivelmente este será o avião utilizado.



Source link

Escreva um Comentário