Cinco maiores cidades das regiões de Piracicaba e Campinas somam 191,7 mil CNHs vencidas | Piracicaba e Região


As cinco maiores cidades das regiões de Piracicaba (SP) e Campinas (SP) somam 191,7 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas. Quatro delas têm um percentual de documentos sem renovação acima da proporção do estado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

No entanto, estes motoristas não estão em situação irregular. Os prazos para a renovação do CNH estão suspensos por tempo indeterminado, conforme determinação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deste ano.

Balconista José Rodrigues estava com CNH vencida desde julho e busca de renovação – Foto: Reprodução / EPTV

Outra portaria do órgão, também deste ano, determina uma interrupção, por tempo indeterminado, do prazo de validade das CNHs, das autorizações para conduzir ciclomotor (ACC) e das autorizações para dirigir (PPD) vencidas desde 1º de março de 2020.

Com exceção de limão, todas as outras cidades estão com índice de CNH vencidas acima da proporção do estado, que é de 11,87%:

  • Indaiatuba – 14,67% das CNHs vencidas (23,009 vencidas entre as 156,786 emitidas)
  • Sumaré – 12,91% das CNHs vencidas (17.950 vencidas entre 139.010)
  • Campinas – 12,49% das CNHs vencidas (97.376 vencidas entre 779.122)
  • Piracicaba – 11,97% das CNHs vencidas (32,261 vencidas entre 269,498)
  • Limeira – 11,55% das CNHs vencidas (21.123 vencidas entre 182.772)

A CNH do balconista José Rodrigues venceu em julho, mas ele renovou agora. "Fui no Poupatempo, eles me liberaram lá, tudo certo, aprovado, tudo tranquilo. Mais cinco anos de alegria", comemorou.

O Detran destaca, no entanto, que mesmo com uma interrupção dos prazos é possível que o condutor renove seu CNH na data que deseja, evitando a fila de espera para a realização do exame médico, único item feito presencialmente.

A renovação é feita online pelos portais do Poupatempo, Faz Detran.SP ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Busca por renovação da CNH tem aumentado, segundo autoescola – Foto: Reprodução / EPTV

O Detran, no entanto, orienta a já buscar uma renovação para evitar gargalos no futuro. "O serviço está disponível para todos os cidadãos e, com isso, fazendo a renovação dentro do período que seu CNH venceu, eles ganham evitando filas quando os prazos principais retomados", apontou o superintendente regional do Detran, Diego Santos Faria.

Dono de autoescola e despachante, Marcos Antonio de Moraes comentou que, nas últimas semanas, a procura de motoristas pelo serviço vem aumentado.

"Houve um aumento de 80% na procura por renovações. Muitas pessoas ligando preocupadas, após o anúncio do Detran de prorrogação das habilitações, por enquanto, com prazo indeterminado, né. A gente sabe que a qualquer momento pode voltar ao normal, então por isso essa grande procura ", avalia.

VÍDEOS: Veja reportagens sobre a região



Source link

Escreva um Comentário