Campinas e Ribeirão Preto têm áreas verdes abaixo da média de SP; veja benefícios das árvores ponto a ponto | Ribeirão Preto e Franca


Redução na temperatura ambiente, aumento da umidade no ar, impulso para a ocorrência de chuvas. Os benefícios de uma área verde são extensos e chamam ainda mais a atenção em meio à estiagem severa no estado. UMA cobertura verde em SP é de 22,9% atualmente e vem caindo ao longo dos anos. O interior tem cenário pior, com 14% em Campinas (SP) e apenas 9% em Ribeirão Preto (SP).

A partir desta quarta-feira (22), uma EPTV, afiliada da TV Globo exibe um série de reportagens "Verde Novo", que marca o início da primavera e a importância das árvores e do incentivo ao reflorestamento. Assista no vídeo acima a reportagem completa.

Dados coletados junto à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo apontam que um percentual de cobertura se refere à vegetação nativa, e se concentra em maior parte na região litorânea. Um exemplo no interior que se equipara à média estadual é a cidade de São Carlos (SP), com 22% de área verde.

Exame todos os 645 municípios, 48 ​​cidades têm ao menos 50% da área coberta por vegetação.

  • 0% a 10%: 133 cidades (21% do estado)
  • 10% a 15%: 216 cidades (33,5% do estado)
  • 15% a 20%: 97 cidades (15% do estado)
  • 20% a 50%: 151 cidades (23,5% do estado)
  • Mais de 50%: 133 cidades (7% do estado)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade mínima preconizada é de 12m² de área verde por habitante. A medida ideal é de 36m², o equivalente a cerca de três árvores por morador.

Cidades do interior de SP têm menos cobertura de área verde nativa do que o litoral – Foto: Reprodução / EPTV

Benefícios das árvores ponto a ponto

Educador ambiental, Reinaldo Romero ressaltou alguns dos benefícios de ampliar a cobertura de árvores nas cidades – veja abaixo. Cada vez mais, inclusive, as pessoas atuam como voluntários em apoio ao plantio e à manutenção de árvores

  • Para prefeituras, investir em arborização significa gastar menos, pois menos pessoas adoecem.
  • Árvores com, aproximadamente, 30 metros de copa elementos 1 mil litros de água por dia, que são lançados em gotículas na atmosfera.
  • Com o clima mais fresco proporcionado pelas árvores, uma população usa menos ar condicionado e ventilador, que permite o consumo de energia elétrica.
  • Áreas verdes atraem pessoas e aumentam o convívio em comunidade.

Plantio de mudas de árvores por voluntários tem crescido nas cidades do interior de SP – Foto: Reprodução / EPTV

VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Ribeirão Preto e Franca



Source link

Escreva um Comentário