A primeira praça pública de Campinas

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo. A Desentupidora, Faz Serviços de Vídeo Inspeção em Tubulações de Esgoto, Água Pluvial, etc. Oferece a seus clientes nas mais diversas áreas de Desentupimento de Esgoto e limpeza de Fossa, possuímos e trabalhamos sempre com os melhores e mais modernos equipamentos.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Desentupidora campinas

O Centro de Conviv

Leandro Ferreira / AAN

O Centro de Convivência Cultural, no Cambu, local de arte e lazer

Qualquer pessoa que morar em Campinas já visitou ou ouviu menos falar na praça do Centro de Convivência, no coração do bairro Cambuí, com o seu tradicional hippie de feira até as últimas semanas. No entanto, para entender como aquele espaço nasceu e foi transformado com o passar dos anos, é preciso voltar no tempo.

Na primeira metade do século XIX, a Câmara Municipal passou a planejar a criação de um jardim botânico no Município, nos moldes que existem na cidade do Rio de Janeiro. O local seria dedicado às pesquisas botânicas aplicadas à agricultura. O local destinado ao projeto foi marcado como Largo Municipal. Porém, o projeto não prosperou.

Anos mais tarde, surgiu o Passeio Público de Campinas. No início, havia a possibilidade de ele ser construído em uma área de chamada Largo do Mercado, onde hoje é o Jardim Carlos Gomes. Contudo, o Largo Municipal acabou por ser escolhido por causa da mobilização de grupos políticos entre os moradores do Bairro Cambuizal ou dos Cambuys, região onde antes se concentra fazendas, locais e cortados, remanescentes de quilombos antigos. A região sofria profundas transformações e senhas é considerada uma área nobre para residências.

O Centro de Convivência Cultural foi inaugurado em 1976, 100 anos depois do início da construção no mesmo local do Passeio Público

Em 1876 começou a construção do Passeio Público. Para isso, os fazendeiros cederam escravos para que trabalhem na preparação do terreno. A ideia era que uma área estivesse em um lugar onde os moradores e visitantes pudessem ter bem-estar, contato com a natureza e um ambiente saudável. Uma inspiração foi o Passeio Público do Rio de Janeiro.

A construção durou sete anos, terminando em 1883. Classes de tinha, portões de ferro, lago artificial, um quiosque e um córtex de ferro, além de gruta com cascata. Os moradores abraçaram o espaço e usaram para concertos, reuniões, encontros e passeios. Assim nasceu o primeiro logradouro público da cidade.

Em 1889, uma praça passou a chamar Imprensa Fluminense, em homenagem aos jornalistas cariocas que ajudaram Campinas na luta contra a febre amarela

Outro marco importante ocorreu em 19 de agosto de 1889. Nesta data, por proposta do verificador Oto Langaard, ou o nome da praça mudou de Passeio Público para a Praça Imprensa Fluminense. Isso é necessário para o papel importante da imprensa do Rio de Janeiro, capital do país durante a época, não socorro em Campinas, que quase foi relatado naquele ano por conta da febre amarela.

Conforme Jorge Alves de Lima narra em seu livro O Ovo da Serpente, os jornalistas da capital então, horrorizados com o que acontece por aqui, promovem concertos musicais, produzem vaquinhas com os comerciantes e enviam dinheiro, medicamentos, médicos, medicamentos, enfermeiros e ambulâncias para cá. "A imprensa fluminense supriu, e muito, uma inércia política administrativa da época", traz trecho do livro.

Mudanças

No século seguinte, em 1940, a Administração criou escolas, telefonou para Parques Infantis, e deve estar integrada à comunidade local. No dia 2 de janeiro de 1940, a primeira dessas escolas foi inaugurada na Praça Imprensa Fluminense. Tinha até piscina para as crianças. Contudo, entre os anos de 1963 e 1965, essa escola foi transferida para o bairro Vila Rica.

Vale lembrar que no início do século passado, uma região do Cambuí passou por transformações profundas com uma abertura de ruas e avenidas. Novas casas e edifícios reurbanizam uma área, deslocando-se para uma periferia como moradias populares. Até então, uma praça sempre manteve bastante arborizada, inclusive com exemplos vindos do Rio de Janeiro, quando sua criação.

Centro de Convivência

As obras do Centro de Convivência realizado em 1967. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo arquiteto campineiro Fábio Penteado em 1967, a partir de outros dois projetos que ele concorrerá em dois anos anteriores, um em Campinas mesmo (“Teatro de Ópera”) e outro em Goiânia (“Monumento à Fundação de Goiânia”). Uma junção dos dois projetos, com o aumento da escala da praça multiuso no projeto goianiense e como finalidades do projeto campineiro, deu origem à obra.

No dia 9 de setembro de 1976, mais de 100 anos depois do início da construção do Passeio Público, foi inaugurado na praça o Centro de Convivência Cultural. Sua construção foi muito comemorada e preenchida um pouco do vazio deixado na cidade pela demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes, ocorrida em 1965.

O Centro de Convivência possui quatro edifícios em cruz, dos quais as partes superiores são arquibancadas para o Teatro de Arena. Há uma sala de espetáculos e espaços para exposições de arte e galerias. Em 2004, uma praça Imprensa Fluminense foi reurbanizada com a retirada do estacionamento e a troca do piso.

Espaço cultural está fechado desde 2011

O Centro de Convivência Cultural foi inaugurado em 1976

O Centro de Convivência está fechado desde 2011 por conta de problemas isolados, como infiltrações, fissuras, sistema elétrico aparente, entre outros problemas que podem ocorrer. Após as idas e vindas, uma licença foi aberta para as obras de revitalização.

O custo da primeira fase de obras é de R $ 22,3 milhões, que atingiu 54,2% do valor estimado para o total da obra, que é de R $ 41,4 milhões. Por enquanto, uma prefeitura tem R $ 19,1 milhões garantidos por meio de um convênio com o governo do estado, assinado em novembro de 2019. A administração tenta obter a diferença junto ao estado ou por empréstimo.

Enfim, há muita expectativa de que o espaço cultural volte logo a ser usado para usar o que foi projetado. O Convivência foi palco de estreia nacional de espetáculos grandiosos. Já são nove anos fechados e há toda uma geração de campineiros que nunca conhecem o seu interior. O análise é por mudança dessa realidade.

Escrito por:

Francisco Lima Neto

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Desentupimento de esgoto em Campinas

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

A Empresa de  DESENTUPIDORA EM CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador. Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas


Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button