Setor automobilístico puxa 2ª alta seguida nas exportações na região de Campinas, aponta observatório | Campinas e Região

O setor automobilístico, que reúne montadoras e fábricas de peças e acessórios, puxou um aumento geral nas vendas das indústrias da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o exterior em março deste ano, segundo análise do Observatório PUC-Campinas.

As indústrias da região exportaram o equivalente a 367,97 milhões de dólares em março, valor superior aos de fevereiro de janeiro e também de dezembro de 2020. Juntas, as cidades fecharam o último mês do ano passado com exportação de 339,34 milhões de dólares.

O valor importado, ou seja, de produtos e equipamentos comprados do exterior, também aumentaram no terceiro mês deste ano. Foram 1.278,38 milhões de dólares, o que gerou um desequilíbrio na balança comercial de 910,42 milhões de dólares em março.

Professor da PUC-Campinas e membro do observatório, Paulo Oliveira avalia que o movimento de alta tanto em importações quanto às exportações significa um sinal de crescimento na atividade das indústrias da RMC que atendem ao mercado externo.

No contexto da pandemia isso pode ser lido como positivo, ainda que a longo prazo o déficit na balança comercial seja preocupante.

Professor Paulo Oliveira, da PUC-Campinas, é responsável pela avaliação da balança comercial na RMC – Foto: DCOM / PUC-Campinas

"Conjunturalmente, o aumento das exportações significa o aumento da importação de insumos que vão ser utilizados na produção industrial. Claro que, estruturalmente, esse déficit, ou seja, as importações muito maiores que as exportações, acaba limitando o espaço produtivo regional e isso não é bom um longo prazo. Acaba limitando o crescimento ".

Ainda que a alta nas importações e exportações seja sinal de maior movimento em alguns setores, o economista do observatório avalia que um RMC segue sentindo os efeitos da crise sanitária gerada pelo novo coronavírus.

"Em suma, para além dos problemas aparece do déficit comercial regional causado pela dependência da importação de insumos externos industriais, a conjuntura evidencia que a RMC ainda sofre os efeitos da crise sanitária", aponta, na análise.

Balança comercial regional de 2021

Valores em milhões de dólares

Fonte: Observatório PUC-Campinas / Ministério da Economia

O que explica o resultado da indústria automobilística?

Segundo setor com maior participação nas exportações na RMC, a indústria de automóveis teve aumento de 109,26% na venda para o exterior de janeiro a março deste ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2020. Sozinho, o segmento foi responsável por vender 53,45 milhões de dólares.

Só o setor de medicamentos exporta mais na região, com total de 55,72 milhões de dólares, ainda que tenha tido queda de 9,63% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Outras indústrias ligadas à produção veicular, como de partes de motores, pneus e acessórios também estão entre os com maior valor negociado na região.

Oliveira afirma que a renovação e manutenção das frotas de veículos, principalmente nos países do Mercosul, além do aumento do poder de consumo das famílias mais ricas podem explicar o resultado positivo na venda de automóveis.

"Parte dos setores que utilizam automóveis não pararam em sua totalidade. Então os países, sobretudo do Mercosul, que são bem dependentes da exportação de carros brasileiros neste momento – embora a gente tenha sinais de inversão desse cenário, com a indústria se instalando cada vez mais em outros países do Mercosul – essa dependência para frota faz com que esse setor sofra menos ".

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button