MP pede à Justiça arquivamento de investigação sobre assassinato do ex-prefeito Toninho | Campinas e Região

O Ministério Público solicitou à Justiça arquivamento do inquérito policial que investiga o assassinato do ex-prefeito de Campinas (SP) Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, em setembro de 2001. Ao G1, a instituição informada apenas que o pedido foi feito pela promotora Aline Moraes em 8 de julho, e até a publicação não foi confirmada homologação pelo Judiciário. A autoria do crime segue desconhecida.

A reportagem solicitou esclarecimentos sobre os argumentos que fundamentam a solicitação do MP, mas não houve resposta. Prefeito eleito pelo PT nas Eleições de 2000, Toninho foi assassinado a tiros na noite do dia 10 de setembro de 2001, quando seguia de carro pela Avenida Mackenzie para o apartamento onde residia, localizado a um quilômetro de onde ocorreu o crime.

Este é o segundo pesquisa que investiga a morte do ex-prefeito. No primeiro, o traficante e sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, chegou a ser acusado formalmente pelo crime, mas a Justiça em Campinas entendeu que não há indícios da participação dele no assassinato.

Na decisão onde se afastou a tese da promoção contra Andinho em setembro de 2007, a 1ª Vara do Júri de Campinas afirmou que alguns elementos que foram investigados, como relatos de que o crime poderia ter relação com a atuação de Toninho na prefeitura, foram desconsiderados nenhuma investigação.

"Como se vê, há inúmeros fatos suscitados, instaurado, indicado no conjunto probatório que, além de fragilizar a hipótese eleita pelo Ministério Público para imputação dirigida ao réu, investigação de merecem", ressaltou à época o juiz José Henrique Rodrigues Torres.

Com isso, após a decisão ser mantida pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) em negativa para recurso do MP, houve determinação para a Polícia Civil retomar as investigações em 2011. Ao longo do período, a defesa da família teve dois pedidos de federalização das apurações negados.

O que diz o advogado da família?

O advogado da família de Toninho, Willian Ceschi Filho, afirma que ainda vai analisar o pedido de arquivamento, mas vê com surpresa a manifestação do MP. Isso porque, segundo ele, a Polícia Civil não realizou diligências expressivas para investigar o assassinato a partir da reabertura do inquérito.

Ceschi Filho também avalia que a instituição sequer teve condições de se aprofundar na investigação sobre o crime ao considerar que há sobrecarga de trabalho e sucateamento. "É precarizado, são centenas de inquéritos para um delegado e um escrivão", critica.

O advogado diz lamentar a falta de empenho do MP no novo inquérito. "O que houve foi um silêncio. As diligências que fizeram necessário foram para buscar reforçar a tese do Andinho, sem investigar como um crime político, de mando, de gente que teve os interesses contrariados pelo Toninho".

Segundo ele, a família levará o caso para a Corte Interamericana de Direitos Humanos. "Com o esgotamento dos agentes de estado no Brasil que pode apurar o crime, nós entendemos que houve uma omissão muito grande", destaca.

Monumento em homenagem a Toninho do PT, em Campinas – Foto: Arnaldo Silva / Arquivo Pessoal

Procuradas para manifestação sobre as críticas do advogado, às 19h, como assessorias do MP e da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) não responderam até a publicação.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas