Em meio à pandemia, rede de hotéis Opala encerra atividades após 60 anos de história em Campinas

Por Arthur Frigo

Na última terça-feira, dia 11 de maio, a rede de hotéis Opala anunciou, através de suas redes sociais, o encerramento das atividades a partir de quinta-feira, dia 13 de maio, após aproximadamente 60 anos de funcionamento em Campinas.

O fechamento ocorre em consequência da crise gerada pela pandemia do coronavírus, que impactou fortemente o setor hoteleiro.

De acordo com Flávia Pessagno, uma das sócias administradoras do hotel, a pandemia trouxe dificuldades, mas apontou que houve falta de incentivo do governo. “A gente não pode culpar o vírus, porque é uma coisa que acontece, era uma realidade que já estava na porta, mas uma coisa que a gente fugiu é que não teve ajuda, nem do governo estadual, nem do governo federal. Eu falo isso porque a gente se inscreve em todos os programas que apareciam e que eles (os governos) divulgavam como sendo uma ajuda econômica para as empresas. E a gente não foi aceito em nenhum. Teve o financiamento da Desenvolve SP, que era uma iniciativa do governo do estado, que a gente não conseguiu. Teve o PRONAP, que era um crédito para pequenas empresas, como a nossa, e também a gente não conseguiu. E teve outros empréstimos e financiamentos que talvez pudessem ajudar ”, argumenta Flávia.

Foto: Hotel Opala Campinas

Uma postagem não Instagram da rede revel que outras duas unidades já tinha fechado na cidade. “É com enorme pesar que informamos o encerramento definitivo dos Hoteis Opala no dia 13/05/2021, após quase 60 anos em operação na cidade de Campinas. O encerramento é consequência da pandemia do Coronavírus, que desde março de 2020 vem impactando toda economia, mas de forma bem agressiva ao setor hoteleiro, que vem tendo sua ocupação praticamente zerada durante todos esses meses. Em junho de 2020, data de encerramento de 2 hotéis da rede e estamos desde então tentando manter o negócio aberto, o que não se mostra mais possível diante da falta total de perspectivas e retomada do cenário econômico, especialmente no setor de turismo e hoteleiro. Gostaríamos de agradecer muito aos atuais colaboradores da empresa, que foram comunicados na data de hoje (terça, dia 11). Agradecemos também aos ex-colaboradores, clientes / hóspedes, fornecedores e a todos que fizeram parte dessa bonita história. Estimamos que, nessas seis décadas, mais de dois milhões de pessoas se hospedar conosco. Obrigado a todos que fizeram parte. ”

Personalidades hospedadas

Foto: Hotel Opala Campinas

Vera Pessagno, também sócia administradora e filha do criador do hotel, conta que o hotel costumava receber os tempos de futebol que vinham à cidade para enfrentar Ponte Preta e Guarani. Ela expõe o dia em que o Santos de Pelé se hospedou no hotel. “Um dos momentos de maior movimentação foi quando o Santos Futebol Clube, que tinha o Rei Pelé, não estava hospedado no hotel. Ele ainda era bem mocinho, mas atraiu uma multidão muito grande e eu me lembro como um dos momentos mais marcantes da história do hotel ”, relembra Vera.

Outros famosos também se buscam no Hotel Opala, como o casal Garrincha e Elza Soares, além da cantora Ângela Maria.

Cenário do setor hoteleiro em Campinas

O fechamento da rede Hotéis Opala expõe a crise do setor hoteleiro devido à pandemia do coronavírus. De acordo com dados do Bureau de Convenções e Visitantes de Campinas e Região, os hotéis da cidade associados à entidade, registraram, no ano de 2020, uma retração de 58,47% em relação ao ano de 2019 na ocupação média anual.

“Além disso, obteve o cancelamento da totalidade dos grandes eventos, principal gerador de hospedagens no destino (Campinas), com os dois maiores centros de eventos fechados desde março do ano passado até o momento. Perdas brutais que geraram uma queda sem precedentes na receita das empresas ”, informou o diretor executivo da entidade, Fernando Vernier.

A receita por Unidade Habitacional Disponível, principal indicador da efetividade de um estabelecimento, registrou uma retração ainda mais significativa, de 62% em 2020, em relação a 2019, e segue em queda no primeiro trimestre de 2021.

Outro dado importante, que demonstra a crise do setor hoteleiro, é a demissão dos funcionários no período da pandemia. Em média 60% dos funcionários foram demitidos desde março de 2020.

“Dentro do segmento de eventos, os espaços para eventos sociais também sofrendo com restrições, com enormes ramificações sociais, pois atende um grande número de micro e pequenas empresas e profissionais freelancers. Temos buffets, floriculturas, decoração, músicos, seguranças, garçons, entre tantos outros ”, comenta Vernier.

Na avaliação do setor, a retomada do crescimento não deve acontecer antes de 2023, principalmente em relação aos grandes eventos.

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button