Em 5 meses, consumo de oxigênio aumenta 82% em hospitais de Campinas – cotidiano

Uso de oxigênio tem aumento em Campinas (Foto: Getty images)

A quantidade de oxigênio usada nos hospitais municipais de Campinas aumentou 82% nos últimos cinco meses. O balanço, a pedido do ACidade ON Campinas, foi divulgado pela Prefeitura de Campinas referente ao usado em toda a Rede Mário Gatti.

Segundo o levantamento, em novembro do ano passado foram usados ​​55.215 metros cúbicos de oxigênio nos hospitais (que usam o encanamento de oxigênio líquido). Já no mês passado, foram 100.659 m³. O total usado neste mês ainda não foi divulgado. A utilização dos cilindros de oxigênio é fundamental para o tratamento de pacientes com a covid-19 nos hospitais (veja mais abaixo).

Apesar de confirmar o aumento nos últimos meses, a Prefeitura afirma que não há risco de desabastecimento de oxigênio na cidade (leia mais abaixo).

AUMENTO NOS ÚLTIMOS MESES

O número mostra ainda um aumento progressivo nos últimos meses. Em novembro, foram usados ​​52,6 mil metros cúbicos, já em dezembro 70,6 mil e janeiro 76,2 mil m³, número que depois saltou para os 100,6 mil informados.

Segundo a Prefeitura, o número ainda não atingiu o pico do ano passado, mas segue em tendência de aumento e pode ultrapassar o recorde. O maior consumo registrado até agora foi em julho do primeiro pico da pandemia. No mês, foram usados ​​110.177 metros cúbicos de oxigênio.

CILINDROS

Seguindo a mesma tendência, o uso de oxigênio gasoso também aumentou nos meses. Em Campinas, os cilindros são usados ​​nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e em situações de "trânsito".

De acordo com o balanço dos mesmos meses, em outubro foram usados ​​683 metros cúbicos, já em novembro 873 e dezembro 1.935. Neste ano, janeiro teve 1.298 m³ usados, e no mês passado foram 740.

LEIA MAIS
Lotado, HC suspende atendimentos em Campinas

Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento registrado nos meses de dezembro e janeiro foram vistos por causa da ampliação da UPA Anchieta durante o período. Nestes meses, o número superou o pico do ano passado, que também em julho tinha sido do uso de 1.056 m3.

A Prefeitura informou que não há risco de desabastecimento de oxigênio na cidade. Questionada sobre os custos, a Administração também não respondeu sobre o valor pago pelos cilindros, nem se houve necessidade de algum contrato emergencial.

PROBLEMAS

Na região, Valinhos anunciou nesta semana um aumento de mais de 1000% no uso de oxigênios, tendo que recorrer para o empréstimo de cilindros com clínicas veterinárias.

Segundo a Prefeitura na cidade o uso passou de 24 cilindros de dez metros cúbicos por semana, para 40 cilindros diários (aumento de 1.370%). Com a pressão, o contrato que daria para seis meses já se encerraria no mês que vem, e a Prefeitura indicou novo processo de compra.

COMO É?

O oxigênio é usado em qualquer situação em que a oxigenação do paciente está abaixo de 90%. Sua utilização costuma ser mais comum em UTIs, unidades semi-intensivas, salas de emergência e departamentos cirúrgicos.

Com a pandemia de covid-19, até as áreas de enfermaria têm usado o oxigênio, por causa da demanda de pacientes. Como a covid-19, ao atacar os pulmões, dificuldade como trocas gasosas nos alvéolos pulmonares, torna-se necessário enriquecer o ar que uma pessoa está respirando, seja a partir de cateteres, máscaras ou mesmo por intubação.

Nos casos de pacientes contaminados, é comum que a oxigenação alcance níveis de 40%, 60% ou mais de oxigênio no ar fornecido. A intubação, ocorre quando o paciente gasta energia demais para respirar. Com o procedimento, se o esforço, a atividade metabólica e o consumo de oxigênio.

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas