Campinas registra março mais chuvoso em 3 anos, mas fica abaixo da média no 1º trimestre | Campinas e Região

Campinas (SP) teve o mês de março mais chuvoso em três anos, mas encerrou o trimestre abaixo da média histórica pelo quinto ano seguido, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri). O indicador volta a ser tratado como "sinal de atenção" pela instituição, uma vez que a metrópole também já havia fechado o verão com menos precipitações do que o esperado.

O volume contabilizado no terceiro mês de 2021 foi de 81,3 mm. O representante total um aumento de 71,5% sobre os 47,4 mm verificados no mesmo período do ano passado, mas fica distante da média histórica de 165,2 mm considerada desde a década de 1990. Em 2019, a quantidade foi de 78 , 7 mm.

Antes de 2021, o mês de março mais chuvoso foi o de 2018, com 81,5 mm. Já a última vez que o indicador ficou acima da média, destaca o Cepagri, foi em 2016, quando totalizou 217,4 mm.

Os dados mostram ainda que houve uma série de diminuições do volume entre 2015 e 2020, e que o total deste ano é inferior, por exemplo, ao verificado no ano de 2014, marcado pela crise hídrica.

Chuva em Campinas no mês de março

Metrópole tem mês mais chuvoso em três anos

Fonte: Cepagri da Unicamp

É um sinal de atenção, ficamos mais vulneráveis ​​de acordo com as chuvas da primavera e verão em 2021 e 2022. Vai aumentando o risco e, se não tiver um volume importante, a nossa situação fica complicada. Mas tem ainda esse ano e vamos observando ", avalia a pesquisadora Ana Ávila.

A metrópole fechou o primeiro trimestre com volume acumulado em 518,3 mm, o quinto ano abaixo da média histórica de 637,2 mm. Em janeiro e fevereiro, a cidade também ficou abaixo dos referenciais.

  • Média de janeiro – 277,6 mm
  • Janeiro de 2021 – 178 mm
  • Média de fevereiro – 198,3 mm
  • Fevereiro de 2021 – 259 mm

Chuva em Campinas no 1º trimestre

Volume fica abaixo da média histórica pelo quinto ano seguido.

Fonte: Cepagri da Unicamp

Em relação às temperaturas, o trimestre terminou com a média mínima de 19,1ºC, e a média máxima de 30,9º C. Os indicadores são da série histórica, e mais elevados do que os valores de 2020.

  • Médias históricas no 1º trimestre: 19,6ºC (mínimo) e 30,3ºC (máximo)
  • Médias no 1º trimestre de 2020: 18,8ºC (mínimo) e 29,9ºC (máximo)

Durante o verão, o Cepagri registrou 624,5 mm de exclusão, volume que significa 53,8 mm a menos do que a média histórica de 678,3 mm. O resultado é idêntico ao idêntico ao de 2020, mas segue distante da quantidade de chuva registrada em 2016, quando o centro contabilizou 870,4 mm.

Chuva em Campinas no verão

Metrópole fecha estação 2021 com volume inferior à média pelo 5º ano seguido.

Fonte: Cepagri da Unicamp

Expectativas sobre outono

Segundo o Cepagri, a expectativa é de que o volume de precipitações no outono fique na média histórica, estimado em cerca de 162 mm, ou um pouco abaixo. Em 2020, o volume foi de 83 mm após Campinas até o mês de abril com a maior estiagem em 130 anos, de acordo com dados do centro.

Em 20 de fevereiro, o coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), José Cezar Saad, afirmou que a bacia hidrográfica administrada pela entidade registrou chuvas 12% menores que a média histórica do verão. Agora, a preocupação é com o índice de chuvas do outono, que pode definir o curso do abastecimento na região.

"Se, porventura, acontecer de chover no outono bem abaixo da média, nós podemos começar a ficar muito preocupantes, porque o período seguinte é o inverno, que normalmente já é um período muito seco. (…) Nós temos que estar sempre atentos, acompanhando e tomando medidas para amenizar e minimizando os impactos das chuvas que ocorrerem ", destaca.

Lista de reprodução: tudo sobre Campinas e região

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas

Call Now Button