Campinas bate uma capital em taxa de mortes pela cobiça

Coveiros carregam caix

Kam Ribeiro / Correio Popular

Coveiros carregam caixo com o corpo de uma vtima da covid, uma cena que se tornou frequente na cidade, com dezenas de mortos diariamente, na maior tragdia sanitria de Campinas, desde a febre amarela

A pandemia da covid-19 em Campinas traz mais um triste número para a cidade. Dados da Prefeitura de Campinas, divulgados no último dia 9 de abril, por meio do Boletim Epidemiológico Semanal Covid-19, apontam que o município supera a cidade de São Paulo, o Estado e até o país a cada 100 mil habitantes em taxa de ocorrência e mortalidade provocada pelo novo coronavírus.

A taxa de incidência se refere ao número de novos casos em uma população em um determinado tempo. E a taxa de mortalidade, as pessoas informadas estão morrendo pela doença uma determinada população.

Os dados municipais foram apurados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Já o comparativo com o Estado, município de São Paulo e país levaram em conta informações coletadas junto à Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do Governo do Estado, e do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe ), do Ministério da Saúde, que é a ferramenta utilizada pela Vigilância Epidemiológica das cidades para notificações dos casos referentes a pandemia.

Os dados

Pelas informações, uma incidência da doença apurada em Campinas a cada 100 mil habitantes está em 6.941,4. Na ocasião da divulgação dos dados a cidade registrou 84.695 casos. A população de Campinas, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de pouco mais de 1,2 milhão de habitantes.

No país, a cada 100 mil habitantes, um taxa de transferência do vírus na população é de 6.271,3. No Estado é de 5.656,4. E no município de São Paulo de 5.322,5. Ou seja, em todos os comparativos, levando-se em consideração o total populacional de cada região, uma taxa campineira de incidência de casos é superior.

Quando observado um taxa de mortalidade em Campinas, um covid-19 mata 214,6 pessoas a cada 100 mil habitantes. No país a taxa é de 162,9 pessoas a cada 100 mil habitantes, no Estado é de 175,8 e em São Paulo, 193,8.

Na avaliação do médico, André Giglio Bueno, professor da disciplina de Infectologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), os números apurados chamam a atenção, principalmente, pelo fato de Campinas passar ao município de São Paulo. Segundo ele, por algum tempo na pandemia as taxas paulistanas eram maiores.

"Compare com o Estado e país fica mais a título de curiosidade, pois mistura-se muitas realidades diferentes, municípios de portes muito distintos, locais em momentos diferentes da epidemia. Mas o fato de a mortalidade ser maior do que a do município de São Paulo expõe a extrema gravidade da epidemia em Campinas ", explica.

Para a prefeitura, os números explicam a eficiência do trabalho de vigilância em Saúde do município. O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), informa que nos números estaduais e do país ocorrem muita subnotificação de casos, o que não acontece em Campinas. Como subnotificações, segundo a Prefeitura, fazem com que os números não evidenciem a realidade do impacto da pandemia nas regiões comparadas.

Cidade deve alcançar 87 mil contaminados em breve

Nas últimas 24 horas foram mais 660 mortos e, a continuar nesse ritmo, Campinas estará muito próxima de atingir esse número de doentes

A explosão de novos casos e mortes segue sem dar trégua na cidade. Só nas últimas 24 horas foram registrados 660 novos casos de covid-19, totalizando agora 86.593 pessoas contaminadas desde o início da pandemia. Se o ritmo de contaminação seguir como nos últimos quatro dias, Campinas chega a marca de 87 mil contaminados entre hoje e amanhã.

O município também registrou 34 novas mortes em decorrência do novo coronavírus. Agora, são 2.735 óbitos. Eram 2.701 no levantamento anterior.

Da última sexta-feira até ontem, Campinas registrou 2.455 novas contaminações pela covid-19. No período ocorreram 137 mortes.

Dos casos novos fatais registrados nas últimas 24 horas na cidade, 17 eram mulheres e 17 homens. Trinta deles doenças preexistentes (comorbidades). Em relação à faixa etária, 19 vítima de abate mais de 60 anos e 15 tinha entre 26 e 58 anos.

O cuidado com as medidas de isolamento social e uso de máscaras deve continuar, pois o colapso no sistema de saúde público provocado pela pandemia ainda não terminou.

Apesar de uma melhora na taxa de ocupação de leitos hospitalares exclusivos para a covid-19 na cidade, uma situação ainda é considerada crítica. Campinas encerrou a quarta-feira, com 406 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com covid-19 nas redes públicas e particulares de saúde. Deste total, 364 estão ocupados, o que corresponde a 89,66%.

Há 42 leitos livres, sendo 39 deles na rede privada. Há 34 pacientes contaminados por coronavírus em estado grave à espera de leitos de enfermaria e de UTI hoje no SUS municipal. Dos 162 leitos disponíveis no SUS Municipal, 159 estão ocupados, o que equivale a 98,15%. Há três leitos livres. Na rede particular dos 244 leitos disponíveis, 205 estão ocupados, o que equivale a 84,02% de taxa de ocupação. Acima de 85% de ocupação, o sistema é considerado colapsado.

Escrito por:

Rodrigo Piomonte / Correio Popular

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas