Campinas atinge em 2021 número de mortes por Covid-19 em menos da metade do tempo de 2020 | Campinas e Região

Case os cases confirmados no boletim desta segunda-feira (3), Campinas (SP) superou, em menos da metade do tempo, como mortes durante 2020. Relaxamento com medidas para bloquear a transmissão do vírus, circulação de uma variante mais transmissível e ritmo de vacinação aquém do ideal são apontados por especialistas como o motivo para que os primeiros quatro meses de 2021 tenham sido os piores da pandemia na metrópole.

Das 3.034 vidas de moradores de Campinas perdidas por doença, 1.509 delas ocorreram entre 28 de março e 31 de dezembro de 2021, um intervalo de 278 dias. Agora, foram outras 1.525 entre 1º de janeiro e 1º de maio de 2021, um espaço de 120 dias.

E boa parte das mortes ocorrem entre março e abril de 2021, os mais mortais da pandemia. Juntos, registram 1.101 óbitos.

Para Raquel Stucchi, infectologista médica da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, os dados servem para alertar que uma pandemia ainda não acabou e que qualquer descuido pode piorar ainda mais esses indicadores.

"A pandemia não acabou, o vírus não foi embora. Nós tivemos os quatro meses em números de casos e óbitos, muito por conta do descuido de uma maneira geral, com aglomerações, sem uso de máscara ou distanciamento, além da presença de uma variante, a P.1, que transmite muito mais fácil ", pontua.

Valéria Almeida, médica infectologista que coordena a Vigilância Epidemiológica de Campinas destaca, que o cenário é a soma de vários e não de um único fator, e que os números servem para mostrar o impacto que não houve no sistema de saúde.

"O número de casos aumentou muito em um período curto de tempo. Este ano, já teve 70% dos casos que ocorreram em 2020. Isso acaba impactando os serviços de saúde, que acabam tendo uma demanda extrema", ressalta Valéria.

Mas apesar dos números elevados de óbitos e casos, Campinas, assim como todo o estado de São Paulo, entrou na última semana da fase de transição do Plano SP, que define as regras para a abertura das atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19. Houve ampliação do horário de funcionamento de comércios e serviços, mas com limitação de 25% da capacidade.

Na avaliação de Valéria Almeida, os indicadores atuais apontam um controle da transmissão na cidade há mais de duas semanas, o que permite, com segurança, esse movimento de flexibilização.

"A gente já teve uma queda de casos antes da reabertura (da economia). Verificamos que a taxa de transmissão está em torno de 1, às vezes menos de 1, e esses dados permitem saber que estamos com controle da transmissão. Mas apesar da flexibilização, é importante a população gerenciar os riscos, não se expor a riscos desnecessários ", explica.

Tanto Valéria quanto Raquel reforçam a importância dessas medidas de prevenção, como o uso de máscara, higiene adequada e distanciamento social.

"Se a gente se descuidar agora, vai incorrer nos mesmos erros do ano passado e do começo deste ano. A decisão da flexibilização pode ser entendida como tudo melhor, o que acaba facilitando a transmissão", ressalta Raquel Stucchi.

Profissional de saúde manipula dose da vacina CoronaVac, contra Covid-19, em Campinas, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (12) – Foto: LEANDRO FERREIRA / FOTOARENA / ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação contra um Covid-19

Um ponto importante para que os números não continuem aceleram nessa velocidade seria a ampliação da vacinação contra um Covid-19, ainda aquém do ideal. Enquanto houve transmissão elevada do coronavírus, a professora da Unicamp alerta para o risco do surgimento de novas variantes.

"As variantes só surgiram porque deixamos o vírus circular muito, não usando máscara, ficando próximos uns dos outros, não higienizando. Mas a lentidão da vacinação também facilita", pondera Raquel.

"A vacinação poderia ser mais ampla, seria mais adequado. Mas mesmo com uma vacinação, é preciso saber que vamos conviver com o vírus. As pessoas vão precisar de saber gerenciar os riscos para que possa tudo voltar a uma certa normalidade, o que não vai ser tão rápido ", completa Valéria.

VÍDEO: veja o que é destaque na região de Campinas

'KIT COVID' NÃO FUNCIONA

Fonte: Post Completo

Desentupidora campinas

Técnico em Desentupimento da Desentupidora Campinas

Essas foram mais umas das dicas e Noticias de Campinas e Região que a Desentupidora Campinas oferece diariamente em seus post por isso volte sempre para ver, temos posts novos todos os dias, de como desentupir pia, como desentupir ralo, como desentupir vaso, como contratar uma Desentupidora em CampinasTabela de Preço para serviços de Desentupidora, e por ai vai.

A Empresa Desentupidora

A Desentupidora Campinas atua no mercado a mais de 19 anos, tendo assim experiência e sabedoria ao executar um trabalho simples ou complexo.

DESENTUPIDORA CAMPINAS 24 HORAS

Serviços de Desentupimento de esgoto em geral, Hidrojateamento, Limpeza de Fossa, e Caixa de Gordura.

DESENTUPIDORA CAMPINAS faz serviços de desentupimento de caixa de gordura, limpa fossa, hidrojateamento e serviços de encanador.
Atendemos residências, condomínios, pontos comerciais e industriais. Nossa meta é trazer para os clientes a solução mais rápida do mercado.

Contamos ainda com muitos profissionais especializados, todos altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento de esgoto, limpa fossa, hidráulica, dedetização, encanador, caça vazamentos.

A marca DESENTUPIDORA CAMPINAS é melhor Desentupidora de CAMPINAS.

DESENTUPIDORA CAMPINAS atende a área de CAMPINAS e região. Somos qualificados e com profissionais capacitados para os serviços de  desentupimento, hidrojateamento e limpeza de fossa.

Se você está precisando dos nossos serviços a nossa equipe profissional irá ajudá-lo no que precisar, atendendo de forma rápida e com o melhor custo/benefício. Nós trabalhamos muito para que você sempre esteja totalmente satisfeito com os nossos serviços.

Veja nosso Site antigo Desentupidora Campinas.

Também veja os links para os serviços que fazemos site antigo.

Caça Vazamento

Vasos Sanitários

Rede de Esgoto

Pias, Ralos e Tanques

Hidrojateamento

Limpa Fossa

A Empresa Desentupidora Campinas